Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Publicidade
Publicidade
✆ 93 9 9211 0226
WhatsApp
WhatsApp

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Após nove dias entubado, menino de 11 anos vence a Covid-19 no Hospital da Transamazônica em Altamira

Samuel Eto’or de Jesus chegou à unidade com 70% dos pulmões comprometidos e ficou 17 dias internado.

Foto: Ascom / Pro Saude

Após ficar internado por 17 dias, dos quais nove entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Oeste do Pará, o menino Samuel Eto’or de Jesus, 11 anos, comemorou na tarde de sábado (17) a vitória sobre a Covid-19.

Com insuficiência respiratória grave, Samuel foi o paciente mais jovem em tratamento contra a doença no HRPT e precisou de ventilação mecânica. Ele chegou à unidade com 70% de comprometimento pulmonar, no dia 1º de julho.

Para o mecânico Almir Nascimento, pai de Samuel, o apoio da família e as orações dos amigos foram importantes para fortalecer a fé na recuperação do filho. “Estou muito feliz. Estava amargurado. Foi muito difícil ficar longe dele esses dias. Agora, a sensação é de alegria”, contou Almir.

De acordo com o médico Márcio Portes, pediatra do HRPT, o estado do menino foi considerado gravíssimo. A recuperação é resultado do empenho da equipe profissional, totalmente dedicada a salvar vidas. “O sucesso de termos o Samuca extubado, conversando, brincando, sorrindo, lendo e trazendo alegria para dentro desta UTI, resulta da cooperação de profissionais que fazem parte dessa família, que é a equipe multiprofissional do HRPT. Sou muito grato a Deus e a todos”, disse o médico.

Antes de deixar o Hospital, Samuel deixou um alerta: “As pessoas precisam se prevenir. E se pegarem Covid-19, devem se cuidar. Esse é o momento para ficar em casa, com suas famílias”. Na saída da UTI, ele foi aplaudido pelos profissionais responsáveis pela sua recuperação. “Gostei muito daqui. Espero que possam me visitar em breve, porque estarei esperando por vocês. Vou sentir saudades”, agradeceu o paciente, que continuará sendo acompanhado por profissionais do HRPT.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o Governo do Pará investe para garantir à população, em todas as regiões, atendimento de qualidade nas unidades de saúde da rede estadual. "Ficamos felizes por todas as altas. Esse é resultado de um esforço coletivo da equipe do Hospital. Mas continuamos alertando a população, pois a pandemia não acabou, para não deixar de cumprir os protocolos sanitários. Fiquem atentos ao calendário de vacinação e não deixem de tomar a segunda dose da vacina para ficarem imunizados", enfatizou o secretário.

Agência Pará

Nenhum comentário

Postar um comentário

Publicidade

Responsive Full Width Ad