Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Publicidade
Publicidade
✆ 93 9 9211 0226
WhatsApp
WhatsApp

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Urgente: Aeroporto de Itaituba é interditado após ordem judicial de reintegração de posse

O prefeito municipal já se manifestou e disse que vai recorrer da decisão que chamou de “ Imoral e ilegal”

Foto: Portal On News

Na tarde desta quarta-feira (18), o município de Itaituba, sudoeste do Pará, foi surpreendido com uma notícia inesperada. O aeroporto foi interditado e todos os voos cancelados por tempo indeterminado.

O prefeito da cidade Valmir Climaco, foi quem confirmou as informações através de uma coletiva de imprensa realizada no aeroporto, localizado próximo da Rodovia Transamazônica a cerca de 5 km do centro da cidade.

Foto: Reprodução

De acordo com o gestor, uma ação judicial de reintegração de posse está sendo movida por um filho de um antigo dono do terreno onde hoje funciona o aeroporto. No entanto, Valmir afirma que já foi repassada uma outra área para a família e que a prefeitura possui toda a documentação que comprova a posse do local. “Vamos recorrer dessa decisão que é ilegal e imoral”. Afirmou o gestor.

André Paxiúba, administrador do aeroporto disse que hoje pela manhã foram informados pelo setor de segurança que pessoas estavam usando máquinas para tirar parte da cerca patrimonial e entrando na zona de pouso. “Fomos informados pelo oficial de justiça que há uma liminar de reintegração de posse de 200 metros de frente por mil metros de fundos, bem em frente a principal cabeceira de operação, o que nos levou a solicitar do comando da Aeronáutica e da Secretaria de Aviação Civil, a interdição temporária do aeroporto até que se resolva a situação”. Afirmou André.

Foto: Portal On News

André disse ainda que juntamente com o prefeito e o procurador do município, buscaram um diálogo amigável com o requerente da ação. “Tentamos conversar pois seria pouco provável que essa área pertencesse ao requerente, até porque a União não iria instalar um aeroporto em cima de uma área particular”.

André Paxiúba. Foto: Reprodução

O líder de governo Israel Santos, disse ao On News que o aeroporto de Itaituba foi inaugurado em 1982 com toda a documentação necessária. “Nunca tivemos problema e foram feitos grandes investimentos por parte  do governo federal e essa área pertence a União, nós apenas gerenciamos porque temos um convênio com a Infraero”. Afirmou Israel

Segundo André, a Polícia Militar e Federal foram acionadas para darem apoio ao diálogo das partes envolvidas, no entanto, não houve acordo e as operações do aeroporto foram suspensas.

Foto: Reprodução

O aeroporto de Itaituba serve a cidade de Itaituba e região. É o aeroporto mais importante da região sudoeste do Estado do Pará, sendo classificado como Aeroporto Regional. O aeroporto conta com voos comerciais regulares que ligam Itaituba diariamente às cidades de Santarém, Altamira, Belém e Manaus. Além disso, empresas de taxi aéreo oferecem voos para distritos e vilarejos mais afastados do centro urbano da cidade, bem como para os inúmeros garimpos de ouro da região e municípios vizinhos.


On News

Nenhum comentário

Postar um comentário

Publicidade

Responsive Full Width Ad