Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Publicidade
Publicidade
✆ 93 9 9211 0226
WhatsApp
WhatsApp

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Itaituba: Secretaria de Saúde emite nota de alerta sobre “doença da urina preta”

O município não registrou nenhum caso da doença. Caso sinta algum dos sintomas após o consumo de peixes deve-se procurar uma unidade de saúde imediatamente, orienta Semsa.

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Itaituba, sudoeste do Pará, emitiu nota de alerta e orientação, nesta segunda-feira (13), sobre a Doença de Haff, popularmente conhecida como “doença da urina preta”.

Nota emitida pela Semsa. Foto: Reprodução
O município não registrou nenhum caso da doença, porém por ter uma produção pesqueira os órgãos sanitários e epidemiológicos estão em alerta. Além disso, os estabelecimentos de saúde da rede pública e privada estão orientados quanto a notificação imediata dos pacientes que apresentarem os sintomas.  

Esses sintomas caracterizam-se por ocorrência súbita de extrema rigidez muscular, dor torácica, dispneia, dormência e perda de força em todo o corpo e urina cor de café, além de outros sintomas que o médico pode detectar. Por isso, ao sentir algum dos sintomas listados após o consumo de peixes ou crustáceos, deve-se procurar uma unidade de saúde imediatamente.

Nas proximidades, dois casos foram registrados, um em Santarém, onde o mototaxista Genivaldo Cardoso, de 55 anos morreu com sintomas similares da doença. Outro no Trairão, em que ainda está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). 


On News

Nenhum comentário

Postar um comentário

Publicidade

Responsive Full Width Ad