Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Publicidade
Publicidade
✆ 93 9 9211 0226
WhatsApp
WhatsApp

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Itaituba: Programação do Outubro Rosa reforça prevenção à saúde das mulheres do município

Com a campanha “Câncer de mama não faz quarentena”, Casa de Saúde da Mulher e UBS's realizam programações especiais voltadas para prevenção da doença.

Foto: Reprodução

Mais uma vez chegou o mês de outubro e com ele a tradicional cor Rosa de uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil. O "Outubro Rosa" volta a promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama.

Com cerca de 66.280 casos novos da doença no Brasil em 2021, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no país, ficando atrás apenas do câncer de pele, não melanoma. 

Em Itaituba, sudoeste do Pará, a Campanha "Outubro Rosa" está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através de palestras, reuniões e atendimentos médicos e de enfermagem para alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do tratamento.

Segundo a enfermeira e supervisora técnica de radiologia e mamografia, Dilma Rodrigues, que realiza exames de mamografia no Centro de Referência de Saúde da Mulher de Itaituba, o câncer de mama tem mais chances de tratamento e cura quando detectado na fase inicial. Por isso, a campanha divulga a importância do autoexame da mama e a necessidade do exame mais detalhado de mamografia. 

Dilma Rodrigues, enfermeira e supervisora técnica de radiologia e mamografia

Realização de exames

No município de Itaituba, para as mulheres realizarem a mamografia é necessário passar por uma consulta em uma das UBS, para assim, ser encaminhada à Casa da Mulher, localizada na Orla da Cidade. 

Centro de Referência de Saúde da Mulher. Foto: Reprodução

A Unidade é a única que possui o mamógrafo que realiza os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mamógrafo. Foto: Reprodução
Programação

Além das campanhas em cada unidade básica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará, no dia 29, um evento especial na Barraca de Eventos na Orla. 

A programação será aberta com a participação da banda de música  do 53 Bis, além de palestras, dinâmicas, distribuição de laços e sorteio de brindes.

A conscientização é necessária para que as mulheres conheçam seu corpo, estejam atentas a qualquer alteração que possa indicar uma anormalidade nas mamas e procurem um médico imediatamente caso identifiquem alguma suspeita.

Foto: Reprodução

No "Outubro Rosa" as ações são intensificadas e toda a Rede de Atenção está apta ao acolhimento, orientação e solicitação dos exames. Uma vez realizado o diagnóstico, a rede oncológica é acionada para encaminhamento aos hospitais de média e alta complexidade.



On News

Nenhum comentário

Postar um comentário

Publicidade

Responsive Full Width Ad