Menu Right

Top Social Icons

Responsive Full Width Ad

Publicidade
Publicidade
✆ 93 9 9211 0226
WhatsApp
WhatsApp

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Congresso negocia derrubar veto de Bolsonaro a distribuição de absorventes gratuitos em dezembro

Parlamentares afirmam que há recursos no orçamento para garantir o atendimento aos estados e municípios.

Foto: Reprodução

Líderes do Congresso Nacional estão articulando para derrubar em dezembro o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto que prevê a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema.

Segundo informações, a proposta – aprovada pela Câmara e pelo Senado – não só tem apoio interno como é classificada como um “consenso” de politica pública. Para parlamentares ouvidos, a proposta só foi vetada por uma “questão ideológica” do governo Bolsonaro.

Ao vetar, Bolsonaro argumentou que o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio.

Parlamentares, no entanto, avaliam como “ideológico” o veto de governo e afirmam que há recursos no orçamento para garantir o atendimento aos estados e municípios.

O texto aprovado previa que o dinheiro viria dos recursos destinados pela União ao Sistema Único de Saúde (SUS) – e, no caso das presidiárias, do Fundo Penitenciário Nacional.

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), afirmou que vai reunir líderes nesta terça (23) para definir “o estoque de vetos” que será analisado na semana do dia 7 de dezembro.

Ele confirmou que o veto à distribuição de absorventes gratuitos estará na pauta – e que há negociações para a derrubada do ato.


Com informações G1

Nenhum comentário

Postar um comentário

Publicidade

Responsive Full Width Ad